A Gaveta

A Gaveta

Não existe nada que seja mais íntimo do que uma gaveta. Principalmente a gaveta do seu criado mudo! É nela em que estão guardados todos os fragmentos da sua vida. Na gaveta é que se guarda desde aquela sua foto 3x4 que foi tirada sabe-se lá quando e que sobrou, até aquela sua foto com a primeira namorada na primeira viagem que vocês fizeram juntos: a formatura em Porto Seguro.

Mais ainda, pode-se tirar muito da personalidade de uma pessoa a partir da forma como ela organiza sua gaveta. Se a gaveta for daquelas impecáveis, em que se encontra tudo o que você estiver procurando até de olho fechado no escuro, então seu dono é uma pessoa metódica, que gosta de todas as coisas arrumadíssimas, até mesmo o porta-luvas do carro. Em compensação, se a gaveta for aquela zona, com tudo revirado e pulando pra fora quando você a abre, nem precisa que seja dito como é a personalidade da pessoa, não é?

Sendo a gaveta o objeto em que sua vida está melhor registrada até mesmo do que num diário, vai dizer que você não sente uma puta de uma raiva quando alguém resolve arrumá-la, ou ainda, jogar fora seus objetos. Aí vai lá sua mãe (se você ainda mora com ela) e começa a encontrar as coisas que você guardava lá exatamente para que ela não as encontrasse jamais, pensando que ela teria o mínimo de respeito à sua privacidade. E mais! Não obstante ela encontrar todos os fragmentos da sua vida, ela ainda tira satisfações sobre eles por todo o resto do ano. (Claro, sempre que tiver gente por perto, pra você ficar ainda mais constrangido)

Mas se a gaveta, que o lugar mais privativo que alguém poderia ter, já não o é mais, qual outro lugar poderia sê-lo? Onde é que você vai guardar sua coleção de (cinco) moedas; as suas figurinhas repetidas da Copa de 1998; os bilhetinhos que foram trocados durante a aula de Biologia no colegial ou as fotos da despedida de solteiro do seu melhor amigo? Onde você vai esconder seu maço de cigarro, suas camisinhas, sua Playboy da Sabrina Sato?