Uma análise, agora, imparcial do Brasileirão 07

Uma análise, agora, imparcial do Brasileirão 07

Depois do confronto entre Cruzeiro e Flamengo, jogo adiado em função do Pan do Nuzman, a diferença de pontos entre São Paulo e Cruzeiro manteve-se em 9 pontos, dado que a equipe mineira foi derrotada por 3x1 em pleno Maracanã. Com isso, pode-se dizer que o título já está decidido. Segundo o comentarista Paulo Vinícius Coelho, nunca que uma equipe abriu 7 pontos ou mais de vantagem sobre uma outra equipe esta diferença foi invertida na história recente de campeonatos brasileiros por pontos corridos. Dessa forma, os 9 pontos que podem vir a tornarem-se 6 quando o campeonato já estiver em sua reta final, faltando 12 rodadas para o fim. A briga fica para se descobrir o vice-campeão e os demais colocados para a Copa Libertadores.

O Cruzeiro tem sua posição de vice-lider ameaçada pelo Santos, apenas 3 pontos atrás. Mas a equipe celeste tem em seu favor o fato de o peixe enfrentar o lider São Paulo na próxima rodada. Jogo que será realizado no Morumbi, onde a equipe tricolor sofreu apenas 2 derrotas durante toda a competição. Para manter-se como candidato ao vice, o Cruzeiro não pode perder a cabeça depois da derrota para o Flamengo, como aconteceu com o Botafogo depois do jogo contra o São Paulo, em que perdeu a invencibilidade no campeonato e não encontrou mais o futebol que apresentava.

O Flamengo, embora tenha vencido um jogo importantíssimo contra o Cruzeiro, não está em situação tranquíla. E isso se deve ao fato de, embora estar na décima-quarta posição, com 32 pontos, a equipe encontra-se a apenas 4 pontos de distância do primeiro colocado na zona de rebaixamento, o Atlético Paranaense (adversário do Cruzeiro na próxima rodada). O mesmo se aplica ao Goiás, que está no meio da tabela, e às equipes atrás dele. O time goiano encontra-se a 7 pontos da zona de classificação para a libertadores, o que dá uma tranquilidade apenas aparente (lembrar a estatística do PVC), já que, com 33 pontos, está a 4 da zona de rebaixamento. É bom que os 7 clubes que encontram-se entre Goiás (inclusive) e Atlético-PR não vacilarem, pois a situação não é cômoda.

A equipe que mais venceu é o São Paulo, 16 vezes, e é o líder da competição. A equipe que menos venceu é o América-RN. Com apenas 3 vitórias, é o lanterna do campeonato. A equipe que mais empatou é o Fluminense, com 10 empates e 9 vitórias. Tivesse vencido dois dos jogos que acabaram empatados, o Flu teria 41 pontos e ocuparia a 4ª posição na tabela. Mas isso não tira a possibilidade de a equipe carioca se classificar para a Copa Libertadores. Embora a briga na parte de cima da tabela esteja bastante equilibrada, do Palmeiras (4º) ao Internacional (9º) há uma diferença de apenas 5 pontos. Dessa forma, é bastante improvável que alguma outra equipe que não esteja nesse bloco consiga carimbar o passaporte para a competição internacional.

0 comentários: